O Olho Humano


O Olho humano é constituído pelas seguintes partes: Córnea; Cristalino; Íris; Retina.

A córnea é transparente e esférica, é a parte frontal do olho, formada pela parte branca do olho é a íris. O cristalino é uma lente convergente gelatinosa, possui elasticidade, tem a função de focalizar a luz que entra no olho, de modo a formar as imagens na retina. O cristalino altera sua distância focal por meio de movimentos do anel de músculos ciliares, deste modo ajusta a visão para objetos próximos ou distantes(conhecido como acomodação do olho à distância do objeto).

A imagem de um objeto é formado na retina é real e invertida devido a convergência correta do cristalino, e uma região do cérebro nos dá a sensação de uma imagem direita.

A íris é círculo que dá cor ao olho, esta é opaca, porém possui uma abertura central, conhecida por pupila, por onde a luz entra. O diâmetro da pupila varia de acordo com a intensidade de luz, ou seja, em um ambiente claro o diâmetro é estreito (forçamos menos a visão para enxergarmos os objetos), enquanto que em um ambiente escuro a pupila se dilata (forçando a vista). A pupila é a parte do corpo humano que pode aumentar até quatro vezes se for estimulada, tendo variação aproximada de 2 mm à 8 mm.

A retina é o local onde as imagens são formadas, é constituída pelos cones e bastonetes, as quais são células sensíveis a luz. Os bastonetes transformam a energia luminosa vindas dos objetos em sinais nervosos, os quais são transmitidos ao cérebro por meio do nervo ótico. As imagens dos objetos são formadas na retina, passando a luz pelo chamado eixo do globo ocular, o qual é constituído pela linha que passa pela pupila e centro do cristalino. Essa região é chamada de fóvea, a qual é rica em cones, os quais são responsáveis pela definição das cores, muito mais do que os bastonetes, no entanto são mais sensíveis a baixa intensidade de luz.
O ponto cego, é o ponto da retina onde começa o nervo ótico, neste ponto nenhuma imagem pode ser vista, pois aí não temos bastonetes ou cones.

Nenhum comentário: