Defeitos da Visão

O olho humano é dito normal (emetrope) quando a imagens de um objeto é formado de forma nítida sobre a retina. Caso isto não ocorra, então este olho possui um defeito, o qual pode ser: Miopia; Astigmatismo; Hipermetropia; Presbiopia e Estrabismo.



No olho míope a imagem do objeto de forma antes da retina, devido ele ser muito alongado. Os míopes não enxergam bem de longe.Portanto para corrigir este defeito usa-se lentes divergentes.




No olho que apresenta hipermetropia, a imagem do objeto se forma atrás da retina, pois o olho é curto. Os hipermétropes não enxergam bel de perto. Portanto para corrigir este defeito usa-se lente convergente.



O olho que apresenta astigmatismo apresenta irregularidade na curvatura da córnea, e as vezes, com raridade no cristalino. Este defeito faz com que as imagens dos objetos não sejam nítidas, ou seja, a imagem fica desfocada. Há uma forma simples de verificar se você tem este defeito em sua visão: À noite olhe para uma luz distante, se você enxergar a luz mais ou menos circular, então sua visão esta normal. Caso você veja a luz com forma alongada em alguma direção, então procure um oftalmologista.

A presbiopia ou vista cansada é um defeito da visão que aparece em pessoas acima de 40 anos, devido a impossibilidade de o cristalino se acomodar para visualizar objetos próximos (menos de 25 cm). Por isso, as pessoas idosas enxergam muito mal de perto. Essa deficiência pode ser corrigida com lentes convergentes.